quinta-feira, 24 de julho de 2008

Utopias e duas notinhas

Existem algumas utopias que eu tenho. Não são em número suficiente pra eu virar uma idealista, mas de vez em quando elas aparecem pra me visitar. Ontem eu as passei em revista, e decidi que elas precisavam sair pra dar uma respirada.

Eu sonho que...

Todas as drogas, incluindo cigarro e bebida, seriam proibidas, e a lei seria cumprida porque todos os seres humanos estariam tão em paz com sua própria consciência e com o mundo ao seu redor que não precisariam de drogas pra se manterem alheios.

Não houvessem ricos nem pobres, apenas uma simples e feliz classe média, tendo o suficiente para sobreviver com dignidade.

A escola não fosse socialmente obrigatória, as pessoas entendessem que nem todos nasceram pra vida acadêmica, os pais pudessem educar seus filhos em casa sem preconceitos e os adolescentes fossem livres pra escolher se queriam permanecer na escola ou não - podendo sair e voltar a qualquer momento, sem serem hostilizados por isso.

E as escolas seriam TODAS gratuitas. E boas.

O mundo seria governado por uma ONU sem precupações com valsas políticas: o planeta seria todo como um grande país, e os países seriam como grandes estados, cada um mandando um representante para a ONU; esses representantes dirigiriam o mundo em conjunto.

Todos trabalhariam juntos para salvar o meio ambiente, sem se preocupar com lucros. Todos os países se ajudariam mutuamente com recursos minerais e alimentícios.

As pessoas vissem a morte como apenas mais uma despedida e não fossem tão egoístas na hora das pessoas queridas partirem.

O mundo seria um legar menos cruel e as pessoas não veriam a bondade como sinônimo de ingenuidade ou de autorização explícita para pisar nas pessoas.

Sorvete de graça para todos.

-------------------

Graciliano Ramos é, com toda a certeza o autor que inventa os melhores nomes para cachorros da literaturanacional.

Uma chamada Baleia, outra chamada Moqueca... onde mais você encontraria denominações caninas tão sonoras?

--------------------

Ando ausente daqui, é verdade. Esse post das utopias está mofando aqui há dias, e eu simplesmente não conseguia terminar.

Ando em mais uma das minhas fases introspectivas e chatas.
E, como eu já disse antes, acho melhor não incomodar ninguém com meus problemas.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial