quarta-feira, 5 de março de 2008

Livro Vermelho

Falando sério...

Algumas pessoas podem me chamar de burguesinha cabeça-de-vento mas, a meu ver, o comunismo não tem como dar certo nos dias de hoje. Não é nem que o objetivo seja ruim. Mas acho que a humanidade ainda não está preparada pra ele.

Olhando pras intenções iniciais de Karl Marx, meio que dá pra ver que o desejo dele era fazer alguma coisa tipo "comunidade altruísta" onde todo mundo se ajuda e ninguém explora o outro, e eu, de coração, ia amar se alguma coisa assim fosse praticável. Mas não é. No fim das contas, a mosquinha do amor pelo poder acaba mordendo os responsáveis pela representação do povo e atrelando o socialismo a ditadura. Foi isso que aconteceu na União Soviética. Foi isso que aconteceu na China. Foi isso que aconteceu em Cuba.

A União Soviética caiu, e hoje seus antigos membros lutam para recuperar suas economias em meio à competição feroz do mercado capitalista. A Rússia pode até ter se dado bem, já que era o centro do poder político e econômico, mas vemos que o pobre Leste Europeu não está sendo tão feliz...

A China vem se saindo "bem" com o comunismo, se é que podemos chamar de 'bem' um governo repressor que censura qualquer idéia contrária ao regime ou considerada subversiva de alguma forma. Mas, economicamente falando, a China tem se desenvolvido - porque abriu áreas de livre comércio pra negociar com outros povos. E no final nem ela consegue praticar o comunismo "puro".

Já Cuba... Cuba parou no tempo, isolada do mundo, vivendo com simplicidade e até alguma dignidade, embora também afundada na ditadura. E agora, com a queda do ditador, não sabemos bem o que vai acontecer.

Parece que os seres humanos não estão preparados pra abdicar de seus egos e de sua ganância em nome de um bem comum... E também parece que, enquanto as coisas forem assim, haverá exploração dos mais fracos no capitalismo e ditadura pura e simples no comunismo.

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial