sábado, 15 de dezembro de 2007

Encantada & Etc.

ATENÇÃO LEITORES: ESSA CRÍTICA PODE CONTER SPOILERS (ou seja, revelações do enredo). SE VOCÊ AINDA NÃO VIU O FILME, PRETENDE VER E NÃO GOSTA DE SABER ANTES O QUE VAI ACONTECER, SOLICITO QUE PULE ESSA PARTE DO POST.

Fui hoje ver o filme, apesar de ter dito que esperaria pra ver legendado. Acabei me rendendo à dublagem no fim das contas... Não posso dizer que é completamente ruim, na verdade é bem legalzinho. Tem seus momentos. A história é ótima, uma idéia realmente genial com um roteiro bem feito e seqüências hilárias (as canções que saem do nada, baratas limpando banheiras entre outras), mas não sei porque, não fui com a cara dos personagens.

Não sei se foi intenção da Disney fazer a Giselle tão... bem, boba, pra usar um termo leve, se eles fizeram ela desse jeito como uma caricatura mesmo das suas Princesas, ou se tentaram criar mais uma delas e erraram a mão. Vai ver as princesas têm problemas mentais assim mesmo e eu que não lembro direito, mas se minha memória não me engana elas eram pelo menos mais carismáticas. Além disso, que me perdoe a dubladora dela, mas... A voz dublada da princesa é muito, mas muito, MUUUUUUUITO chata! Não sei como é a voz original mas caraca, eu mal agüentava ouvir a voz da criatura! UBER fina e muito, mas MUUUUUUUUITO irritante.

Já o advogado Como-é-mesmo-o-nome-do-sujeito (esse daí eu sei que foi dublado pelo Alexandre Moreno, com aquela voz de Crocker dele) me pareceu... raso. Assim como sua filhinha Como-é-mesmo-o-nome-dela. Acho que dá pra contar nos dedos as cenas em que a menina aparece no filme, o que eu achei meio errado, porque no final das contas a princesa ia lá pra mexer com o imaginário dela, encarnar a mãe que ela nunca teve,se contrapor à noiva "woman power" modernosa do pai, e no final não me lembro de ter visto as duas conversando a sós em nenhum momento antes do meio do filme (a cena das compras). Acho que a parte dos sentimentos da menina podia ter sido mais explorada. Tudo bem, a princesa falou bastante com o cara, mas eu achei tudo meio superficial: na maior parte das vezes ele ficava só ensinando a ela como se davam as relações interpessoais na sociedade de vedade(!), afirmando e reafirmando que "felizes para sempre" não existe e na única vez em que eu notei ele falando sobre si mesmo foi num diálogo mais ou menos assim:

"Ah, não gosto de falar sobre isso. Não falo sobre isso nem mesmo com a minha filha, não falo sobre isso com ninguém no mundo... Mas vá lá, não acredito no amor eterno nem no final feliz porque minha mulher me largou."

E ainda assim ela se enrabicha perdidamente por ele? Pode ser crica minha, mas acho que ela não tinha sido "desintoxicada" o suficiente das suas fantasias no fim do filme pra ser largada solta na selva de pedra. Por mim, ela tinha voltado com o Príncipe Encantado de cérebro de passarinho dela.

A parte animada me desapontou... Sinceramente, esperava mais. Achei, sei lá, curta demais, forçada demais. Na verdade, há em alguns momentos um sentimento de "forçado" que desponta, como por exemplo quando Giselle vai salvar o amor da sua vida do dragão (Não! Nem dá pra sacar que os roteiristas só colocaram isso pra afirmar que "Hoje em dia as garotas não são mais as donzelas em perigo e podem sim ser fortes e independentes"!) e quando ela vai comprar roupas com a garotinha de 6 anos que tem seu próprio cartão de crédito e, pasmem, sabe como usá-lo.

Agora, o melhor personagem do filme: o esquilo da princesa! Caramba! Aquele esquilo é um amor, o melhor personagem do filme! (Não tô sendo irônica não, AMEI aquele esquilo! Será que tem ele de pelúcia pra vender?)

Enfim... Não quero parecer chata... O filme não é uma desgraça completa, e não quero que pensem que só tem coisa ruim, ou que eu faço questão de destacar as coisas ruins. Como eu disse, a história é uma excelente sacada, e se presta perfeitamente ao que se propõe. Com certeza vai encantar muitas garotas, com toda a aura de magia, e também muitas adultas, com o ar de comédia romântica do filme.

E claro que como todo conto de fadas que se preze, termina com um lindo "felizes para sempre".

----------------------------------

Mas o que eu amei, amei mesmo, foi o trailer d'A Bússola Dourada! Tenho a sensação que o filme vai ser dez, espero mesmo que faça juz ao livro (:

Fora o cinema, comprei os presentes de Natal da família! XD

E tomei sorvete... ah sim, encontrei o volume dois da revistinha da Tina na banca também! Mas como na hora a grana já tava curta, vou comprar numa banquinha na próxima oportunidade (a partir de segunda eu vou trabalhar de voluntária lá na sede dos Correios, no projeto Papai Noel dos Correios, e em frente ao prédio tem uma banquinha, então eu devo conseguir em breve :D).

----------------------------------

Nem preciso mencionar que não consegui a camiseta. Mas tudo bem, tem sempre semana que vem.

E se ainda assim eu não conseguir... bom, Natal vem aí, não é verdade? XD

Marcadores: ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial