quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Comemo/humilhação

Eu não entendo trotes. Não, digo, não entendo mesmo. Pra que fazer os "recém-chegados" na faculdade pagarem um pato? As faculdades, em especial as públicas, pertencem a todos, veteranos e calouros. Por mim, trotes sequer existiriam.
Enfim, voltando ao assunto, o fato é que os trotes existem. E eu, recém-chegada na faculdade, realmente não me importaria de levar um trote "comemorativo", voltar pra casa toda suja de tinta, ovo e farinha láctea. Tento entender que esse é um modo - estranho - de se comemorar. Mas acho que algumas pessoas encaram o trote como uma maneira de liberarem a sua própria agressividade sem, teoricamente, sofrerem punição por isso.
Bater nos calouros? Xingá-los? Fazê-los comer comida de cachorro, chafurdar na lama e beber até não aguentar? É isso que a gente recebe por passar um ano inteiro estudando e entrar na faculdade? Prefiro ir pro cursinho, obrigada!
Humilhações, pura e simplesmente, coisas desumanas que muitas vezes acabam em morte. Não são maneiras de comemorar. Não são engraçadas. Não são inocentes. São uma distorção forjada por alguns para descontrar alguma frustração ou algum problema que eles próprios têm em pessoas inocentes.
Como caloura de psicologia, afirmo: isso é sinal de coisa muito mais séria. Desvio de caráter? Desvio de educação? Desvio de alguma coisa. Que precisa ser encontrada e curada. Mas além do apoio, é claro, deve haver alguma consequencia para o veterano problemático.

Entramos na faculdade para dar início às nossas vidas. Não pra acabar com elas. Em março começa minha temporada na outra faculdade; antes de entrar, vou rezar, fazer o sinal da cruz e torcer para no meu campus tudo acabar em tinta, não em sangue.

Marcadores:

1 Comentários:

Às 15 de fevereiro de 2009 às 09:34 , Blogger Magic is True disse...

Nossa, dissese tudo.Creio que o trote deve ser uma forma de demostrar a alegria da vitoria, depois de passar um ano estudando. a conquista, da alegria e não da agressividade ou do castigo, como é feito por alguns hoje em dia. os veteranos devem mostrar aos calouros a receptividade de faculdade e não o "preconceito" quanto a esses calouros. Atitudes como essa só diminuem a vontade e o esforço que o jovens tem por entrar em um faculdade. Beijos

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial